3 Dicas para ajudar os Idosos a Manusear melhor um Smartphone

3 Dicas para ajudar os Idosos a Manusear melhor um Smartphone

15 de October de 2018 0 By blogdain_wp

 

Te falarei as melhores dicas que os especialistas de várias áreas utilizam, para ensinar os seus pais e avôs que estão na melhor idade a manusear esse equipamento de tanta importância neste tempo que vivemos.

Vivemos em uma época de muitas mudanças, tanto em nosso pais como em todo o mundo, e um instrumento que acompanha estas mudanças é o Celular, este que passou por uma grande mutação passando a se chamar também de Smartphone, pois já agrega recursos que vão além de simplesmente ligar ou enviar SMS.

Já é possível, acessar a internet, acompanhar noticias em todos os lugares no mundo, até mais rápido do que pela TV, envio de fotos, vídeos, vídeo chamadas e muito mais. Em suma o Smartphone já agregam recursos que em tempos atrás não imaginávamos que reunissem.

Particularmente, vejo que quando uma pessoa idosa, aprende e tem confiança com novas tecnologias, isso faz com que essa tenha uma oxigenação em sua vida, estando mais alerta a tudo em sua volta, isso ocorre comigo e minha mãe, que por exemplo já me ligou no meio do expediente no meu trabalho reclamando da internet lenta, rsrsrs.

Também existem vários exemplos de idosos que, podem até se perder em seus passeios onde ao ativarem a localização, ou seja, o GPS dos aparelhos foram encontrados.

  

 

 

 

 

 

 

 

Com isso lhe mostrarei que com uma metodologia simples para transferir o conhecimento de sua mente e ensinar seus pais e avôs que estão na melhor idade, manipular, ligar, e entre outras funções que tem um Smartphone e manuseado corretamente sem que a toda hora fique perguntando a você ou alguma outra pessoa como um desconhecido por exemplo podendo causar insegurança e receio por parte dos idosos com a tecnologia. Assim ficarão mais seguros e confiantes nesta fase da vida:

 

  1. Ter uma linguagem adaptada : Jovens pelo menos em nossos dias, utilizam muitas gírias e jargões, difíceis para os idosos. com isso, como diz meu sobrinho “Pega Leve”, tente se comunicar em linguagem tradicional, isso ajudara o idoso a absorver melhor o conteúdo.
  2. Não entregue o aparelho na caixa (Caso Novo), e de preferencia configurado : Existe muita dificuldade para que idosos, iniciem um aparelho novo, pois em muitas vezes o aparelho ao iniciar pela primeira vez pede inúmeras configurações que podem deixar o idoso frustrado, então entregue bem configurado, com letras GRANDES, com os telefones mais importantes como atalho, com alarmes da hora para tomar os remédios e de preferencia com todas a senhas já no automático, principalmente a senha do wi-fi  🙂  .
  3.  Seja repetitivo : Ao ensinar os idosos a manusear (Ligar, Desligar, Ativar o Despertador, Enviar Mensagens e etc), sempre seja repetitivo, ou seja, repita sempre o que ensinar, pois a repetição ira ajudar o idoso a fixar os comandos novos e como o Smartphone funciona, e sem pratica fica mais fácil do idoso perguntar novamente.

 

Porém em alguns casos, apenas essas dicas não irá fazer com que os idosos tenham mais habilidade, com os aparelhos eletrônicos. Mas existe um outro problema para todos os jovens na sua maioria, é a falta de Paciência e se é somente falta de paciência? não se sabe, mas realmente é o que falta quando falamos de ensinar aos nossos pais e avôs o que já sabemos.

 

Mas para resolver isso, existem pessoas que aplicam as metodologias citadas acima, e ainda tem extrema paciência para ensinar de forma gradual e pausada em cursos online, ou seja, ótimo. Com esses cursos não que você queira tapar o sol com a peneira em dar a minima atenção para uma pessoa que quando você erá criança, deu toda atenção e teve toda paciência do mundo quando você não sabia nem andar. Mas este recursos Online, como este no link (AQUI) lhe ajudaram como um atalho para você e a melhor idade. Espero que tenham gostado e deixem comentários sobre os resultados obtidos com essa solução.